1585005809937

Home Office: Ferramentas para Videoconferência

No artigo anterior apresentei o movimento #DistantesMasJuntos – um movimento coletivo em apoio as pessoas que estão no trabalho remoto e de empatia com quem não pode – que em sua página oficial apresenta diversas ferramentas para quem precisa trabalhar em Home Office separadas por categorias.

Hoje vou falar especificamente das ferramentas sugeridas para a realização de videoconferências. Quais são? Qual a diferença entre elas? É preciso ter todas?

Não precisa ter todas. Veja a seguir qual mais se adéqua à sua necessidade.

ZOOM

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Atualmente a mais usada em ambientes corporativos, a zoom ganhou popularidade por não apresentar os problemas de travamento como o, até então soberano, Skype; além de possibilitar o uso via navegador (o que não é 100% verdade, pois ao iniciar ou entrar em uma reunião convocada por outra pessoa o site verifica se você possui o programa ou app instalado e, caso não possua, te orienta a baixar e instalar).

A ferramenta cumpre o que promete. Com uma interface bem simples e com aplicativo multi-plataformas, você conseguirá se comunicar com bastante facilidade. É possível utilizar em computadores com Windows, MacOS ou Linux. Também está disponível para celulares e tabletes nas plataformas Android e iOS (Apple).

Funcionalidades:

Apesar da indicação aqui ser para o uso em videoconferências, a zoom oferece diversos outros produtos para permitir a comunicação via internet. São eles:

  1. Reuniões e Conversa: Vídeo HD, áudio, colaboração e conversa;
  2. Salas e Espaços de trabalho: Melhore suas salas de conferência com vídeo;
  3. Sistema de telefonia: Sistema de telefonia corporativo em nuvem;
  4. Webinars em vídeo: Webinars com todos os recursos, fáceis de usar e envolventes;
  5. Mercado de aplicativos: Integrações e robôs para usar com o Zoom.

Planos:

O foco deste artigo é o uso em Home Office por isso vou considerar a versão sem custo da ferramenta, apesar dela apresentar limitações. Veja o que será oferecido gratuitamente:

  • Reuniões individuais (apenas 2 usuários conectados) ilimitadas;
  • Limite de 40 minutos para reuniões em grupo (a partir de 3 usuários conectados);
  • Suporte online.

Além do plano básico gratuito é possível adquirir pacotes com mais funcionalidades de acordo com o tamanho da empresa. São eles: Profissional (indicado para equipes pequenas), Corporativo (pequenas e médias empresas) e Empresarial (para empresas grandes).

Você consegue obter maiores informações sobre cada um desses planos no site https://zoom.us/pricing.

HANGOUTS

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Realmente independente de instalações (agora sim!), a Google acertou mais uma vez. Com o Google Hangouts é possível realizar chamadas de voz, vídeo ou enviar mensagens totalmente gratuitas para seus contatos utilizando diversas plataformas incluindo navegadores (principalmente o Chrome em computadores Windows, MacOS e Linux) ou apps para Android, iOS ou Chromebook.

O grande diferencial do Hangouts para as demais ferramentas é a facilidade de integração com os outros produtos Google, o que fica ainda mais interessante se o seu dispositivo móvel for Android.

A única restrição de uso da ferramenta é ter uma conta Google (GMail), mas isso quase todo mundo já tem, não é mesmo?!

Funcionalidades:

Na interface via navegador, sem nenhuma instalação, você já se depara com um menu de acesso às principais funcionalidades da aplicação: contatosconversas e chamadas telefônicas, onde são apresentados os dados de contatos salvos no dispositivo Android (se estiverem vinculados à conta Google utilizada para login). Se não tiver um dispositivo Android você poderá armazenar seus contatos diretamente na agenda de contatos Google. O Hangouts integra também o serviço de e-mail (GMail) e a agenda de compromissos (Google Calendar), aumentando a produtividade dos usuários que utilizam sua suíte de produtos.

A interface é muito simples, mas bem bonita com fotos personalizáveis ao fundo. Além do menu, apresenta também três botões de acesso: videochamadachamada telefônica e mensagens.

Na função mensagens é possível conversar com uma única pessoa ou fazer um bate-papo em grupo; utilizar emojis, fotos, GIFs e mapas; além de sincronizar seus chats de um dispositivo para outro e caso queira continuar conversando em qualquer lugar.

É possível transformar qualquer conversa em uma videochamada gratuita com apenas um toque. Converse com uma pessoa ou convide contatos para um bate-papo em grupo com até 10 pessoas.

Chamadas telefônicas são totalmente gratuitas para outros usuários do Hangouts, mas também é possível ligar para quase todos os números de telefone nos Estados Unidos e Canadá gratuitamente, ou com tarifas muito reduzidas nas chamadas internacionais (outros países, incluindo o Brasil) adicionando créditos. Para receber as chamadas de voz do Hangouts é preciso ter um dispositivo Android com o app Telefone Hangouts instalado.

SKYPE

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O mensageiro da Microsoft, Skype, ainda é muito utilizado para chamadas por voz e vídeo, principalmente por usuários da plataforma Windows. Também é possível acessar o serviço por aplicativos no MacOS, iOS, Android e via navegador web (onde não é necessário instalar nada).

Aqui no Skype a videochamada em grupo suporta até 50 usuários simultâneos (se você conseguir manter a organização de tanta gente ao mesmo tempo) e foram incluídas outras funções para não perder terreno pros concorrentes. Atualmente é possível gravar as chamadas por voz ou vídeo, habilitar legendas automáticas, compartilhar a tela de seu dispositivo, desfocar o fundo, tornar conversas particulares com uso de criptografia, entre outros recursos que valem a pena ser experimentados.

O serviço em si é totalmente gratuito, mas para realizar chamadas telefônicas (para um número de telefone celular ou fixo) é necessário inserir créditos que serão consumidos por minuto.

DISCORD

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Muito utilizado por gamers, o Discord também pode ser uma boa opção para se comunicar com uma equipe gratuitamente. Não é tão simples quanto os mensageiros anteriores, por ser necessária a configuração de um grupo de contas (servidor) para que se comuniquem através de mensagens de texto ou voz nativamente, mas também é possível configurar chamadas por vídeo.

Geralmente é indicado nesse contexto de Home Office apenas quando há uma equipe (geralmente de TI) oferecendo suporte aos usuários e/ou quando é necessária uma camada extra de segurança para as informações de maior sigilo.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *