Imagem de capa do blog IT Consulting. Postado por Isa Colucci: Como pesquisar por imagem no Google?

Como pesquisar por imagem no Google?

Quem nunca teve a curiosidade aguçada ao ver alguma coisa diferente e nem teve por onde começar a procurar? Eu pelo menos sempre fui, e ser possível pesquisar alguma informação por imagem me deixa ainda mais curiosa. No texto de hoje eu vim te mostrar como pesquisar por imagem no Google.

Saber qual é o nome dessa planta? Que passarinho lindo é esse? Esse monumento na praça que está sem placa se refere a que? Hoje temos “o olho que tudo vê“, o buscador da Google consegue indexar não apenas texto, mas também imagens!

Olho da Providência. Atualmente a melhor definição do olho que tudo vê é o buscador da Google. Veja no post como pesquisar por imagem no Google.
Olho da Providência: o olho que tudo vê

Na vida prática também é interessante usar essa ferramenta de pesquisa por imagem do Google. Seja pra desmascarar uma fake news ou pra encontrar uma referência de imagem vista numa rede social, saber como buscar é muito importante pra encontrar algo rapidamente na internet. E o sistema de buscas permite diferentes formas de realizar essa tarefa com imagens.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, escreva para falecomaisa@itconsulting.net.br e suas questões podem ser respondidas

Continuamos aprendendo como usar melhor as ferramentas oferecidas pela Google. A questão sobre como pesquisar por imagem no Google pode ser respondida de várias formas, utilizando o computador como o celular (smartphone).

Como pesquisar por imagem no desktop

  • Abra no navegador e entre em images.google.com;
  • Digite o nome da figura que deseja encontrar e dê Enter;
  • Espere o resultado;
  • Caso queira refinar a busca, na página de resultado, cliquem em Ferramentas;
  • Escolha o filtro que desejar: tamanho, cor, tipo, tempo e/ou direitos de uso;
  • Automaticamente, o Google vai refinando, de acordo com suas escolhas.

Como pesquisar por imagem: busca reversa

Caso queira encontrar informações sobre alguma foto em seu computador ou em um determinado site, o Google também dá respostas. Ele mostra arquivos semelhantes ou até mesmo a origem.

  • Abra no navegador e entre em images.google.com;
  • Clique no símbolo de máquina fotográfica;
  • Na janela que abre, há duas opções: incluir o endereço da imagem (se ela estiver em algum site, clique com o botão direito na foto e selecione a opção ‘copiar endereço da imagem’, depois cole o endereço no campo de buscas) ou encontrá-la em seu computador;
  • Escolha e aguarde o resultado;
  • Em tempo: caso a foto esteja em sua máquina, também é possível simplesmente arrastá-la para dentro de images.google.com e esperar.

Como pesquisar por imagem: smartphone

Por padrão, algumas funções da busca reversa do images.google.com não funcionam na versão mobile de navegadores. Entretanto, é possível resolver isso utilizando a edição “para computador” no browser do celular. A seguir, veja o passo a passo usando o Chrome mobile.

  • Abra o Chrome em seu smartphone;
  • Entre em images.google.com;
  • Feito isso, no canto superior direito do browser, entre nos três pontinhos verticais (menu);
  • Na janela que abre, toque na opção ‘Para computador’;
  • Pronto, realize sua pesquisa como se estivesse no desktop seguindo os passos descritos anteriormente.

Legal, né? Agora vale a pena alertar que se você está buscando uma foto para usar em uma postagem de rede social precisa ficar atento às questões legais. Muitas vezes as imagens têm direitos protegidos por terem sido produzidas por um fotógrafo, artista ou designer gráfico e respeitar o trabalho do coleguinha é fundamental, não é mesmo? Se for o caso, verifique se ele liberou a imagem para uso público gratuitamente, entre em contato com o autor e atribua os créditos da imagem.

Espero ter ajudado a responder mais uma dúvida. Se você quiser saber mais sobre esse ou outro assunto relacionado à tecnologia, fale comigo! Deixa seu comentário aqui no post ou envie uma mensagem para falecomaisa@itconsulting.net.br. Até a próxima!

10 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *